Como criar um Bot de Atendimento
Aqui você aprenderá como criar um fluxo básico e como realizar a integração do seu bot de atendimento à plataforma AtendChat.
Atualizado
Aqui você aprenderá como criar um fluxo básico e como realizar a integração do seu bot de atendimento à plataforma AtendChat.
Atualizado
Antes de tudo, caso você já não possua uma conta no Typebot, precisará criá-la. Veja o passo a passo:
Acesse o link: https://app.typebot.io/register, onde você será direcionado para tela de registro. Basta preencher os dados de acordo com o solicitado para criar sua conta.
Quando finalizar, será direcionado para a tela inicial do Typebot.
Clique em Create a typebot para criar um novo bot.
Uma nova tela se abrirá e nela você encontrará 3 opções:
Comece do zero (Start from a scratch);
Comece com um template (Start from a template);
Import um arquivo (Import a file).
Assim que clicar nessa opção, você verá o seguinte pop up se abrir. Feche-o e inicie sua criação.
Essa é sua área de trabalho:
A principais ferramentas aqui estão separadas em 3 grupos:
Bubbles. Que são as ações que você realiza;
Inputs. Que são os espaços para interação com seus contatos;
Logic. Que são as ferramentas de variáveis dentro do typebot.
Vamos começar pelo grupo Bubbles. Para construir nosso bot, vamos usar as ferramentas de texto e imagem.
Para adicionar a ação, basta arrastá-la para a área de trabalho. Nesse exemplo vamos dar boas vindas, enviar um GIF e solicitar os dados do cliente.
Para coletar dados, usaremos as ferrementas do grupo Inputs.
Arraste a ação desejava para dentro do Group #1. No exemplo usaremos o e-mail, mas você pode utilizar essa ferramenta para coletar texto, resposta em número, site, data, telefone, etc.
Para a próxima ação, você arrastará a ação para fora do Group #1, gerando uma nova ação. Isso fará com que a próxima ação só seja executada após a resposta do cliente.
Na segunda mensagem, queremos que o cliente nos responda novamente, para isso usaremos a opção de coleta de texto.
Arraste para dentro do Group #2, clique em Type your answer e um pop up irá se abrir.
Clique no botão destacado (passo 1) e insira um nome para essa resposta (passo 2). Ex: resposta 1
Clique em + Create (passo 3), em seguida clique em Select a variable (paasso 4) e insira a resposta que acabou de criar. Vai ficar assim:
Para que cada resposta traga uma ação diferente, vamos usar a ferramenta Condition do grupo Logic.
Arraste para dentro do Group #2, clique em Configure e em seguida + Add comparison.
Um pop up se abrirá. Siga o passo a passo.
Clique em Search for a variable e insira a resposta que criou.
Em Select an operator selecione Equal to.
Em Type a value digite o número que deseja na resposta. Nesse exemplo vamos digitar o número 1.
Clique fora do pop up.
Para adicionar uma segunda resposta, clique no + entre as duas variáveis e repita o passo anterior, substituindo o número 1 por 2. Confira o exemplo:
Lembre-se de conectar todas as ações na ordem que deseja que ocorram, inclusive o Start.
Repare que o Senão é conectado a uma mensagem (Group #5) e essa mensagem é conectada ao coletor de resposta novamente. Isso significa que, caso o contato responda qualquer outra coisa que não tenha sido cadastrada, nesse exemplo são os número 1 e 2, ela vai receber essa mensagem e em seguida vai ser solicitado uma nova resposta, criando assim um looping que permanece até que aja o acerto.
Para fazer a integração é ainda mais simples. Você deverá clicar em Compartilhar, na parte superior da sua área de trabralho, e em seguida clicar em Copiar.
Em seguida você irá colar essa URL na conversa com um o seu consultor comercial, e ele fará a integração para você. Pronto! Sua conexão agora possui um Bot de Atendimento personalizado.